Descrição

Coagitando | Devocional Bíblico Temático - Reflexões e cogitações sobre a Palavra de Deus

20 fevereiro 2018

Cooperadores da verdade

" Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem é de Deus; mas quem faz mal não tem visto a Deus." (3 João 1:11)

Na sua terceira carta, o apóstolo João fala de 3 homens: Gaio, Diótrefes e Demétrio. Elogia Gaio e Demétrio e denuncia o comportamento deplorável de Diótrefes. O companheiro Gaio mantinha-se agarrado à verdade do Evangelho. Estava a permanecer naquilo que João lhe tinha ensinado. Ao contrário de Diótrefes, que não recebia ninguém, Gaio praticava a hospitalidade e tinha bom testemunho, mesmo da parte dos descrentes.

Diótrefes era o tipo de líder prepotente, tão popular nos nossos dias, aquele que quer protagonismo e destaque, que diz ser o pastor principal, acima de todos e, talvez a pior de todas as características, que se fecha e não deseja a comunhão com outros pastores. Além disso, Diótrefes difamava o ministério de João e dos outros apóstolos. Um líder que se confina em si próprio é um líder bloqueado e separado da verdade do Evangelho.

A carta termina com uma nota sobre Demétrio, que à semelhança de Gaio era um um discípulo exemplar. Todos davam bom testemunho dele e era um exemplo de fé, cooperação e amor.

Guardo para mim neste devocional de hoje, que a verdade está ligada à fé bíblica, à comunhão e ao testemunho. Quem está na verdade não tem comunhão com tudo nem com todos, mas preza a cooperação com o Corpo de Cristo. Quem não quer comunhão com os que dão testemunho da verdade do Evangelho está no erro. Vive no auto-engano.