Descrição

Coagitando | Devocional Bíblico Temático - Reflexões e cogitações sobre a Palavra de Deus

30 novembro 2017

Família resolvida

"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o Senhor e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo ela, pois, que de todo estava resolvida para ir com ela, deixou de lhe falar nisso." (Rute 1:16-18).

O livro de Rute é uma história de amor familiar. A família é propósito de Deus. O contexto deste livro surge no período sombrio dos Juízes e da desobediência, inconstância e rebeldia dos israelitas. Quando Elimeleque e os seus dois filhos morreram, Noemi ficou sozinha com as suas noras, mulheres moabitas, Orfa e Rute. Orfa decide voltar para casa dos seus pais, mas Rute decide ficar com Noemi enquanto viajavam para Belém por causa da fome que assolava Moabe. A sua sogra ainda tentou dissuadi-la, mas Rute estava decidida a não desamparar a sua sogra. "Vendo ela, pois, que de todo estava resolvida para ir com ela, deixou de lhe falar nisso." O exemplo de abnegação, cuidado e amor que ressalta da atitude de Rute é admirável. Mais tarde, Rute conhece Boaz, um homem rico, e casa-se com ele. Têm um filho, Obede, que se torna avô de David, um ancestral de Jesus Cristo. O amor e o cuidado familiar sempre trazem bons frutos. O amor é sempre recompensado. Deus amplia a sua misericórdia aos misericordiosos.