Descrição

Coagitando | Devocional Bíblico Temático - Reflexões e cogitações sobre a Palavra de Deus

07 fevereiro 2018

Pequena grande Carta

"Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho." (2 João 8-9).

A segunda carta do apóstolo João é o livro mais pequeno da Bíblia, mas tem verdadeiros tesouros espirituais para a nossa vida. É uma carta pessoal, com aplicabilidade universal. A senhora eleita com os seus filhos (v.1) pode ser uma pessoa concreta, ou uma congregação. Alguns supõem ser uma irmã com posição relevante ou poderá simbolizar uma igreja local. Muitos pensam que esta carta é dirigida à Igreja em Éfeso.

A grande temática do amor é uma constante nos escritos joaninos. Esta segunda carta de João não foge à regra. O Apóstolo incentiva-nos a amar a verdade e a cumprir o mandamento do amor fraternal. A carta alerta para termos cuidado com os enganadores - aqueles que negam Cristo e a sua ressurreição corporal.

A doutrina da certeza da salvação está implícita no versículo 9. Quem não persevera até ao fim não será salvo (Mt 24:13) porque nunca esteve salvo. Só prevarica quem não persevera na doutrina de Cristo e só persevera na doutrina de Cristo quem tem em si Jesus Cristo. O verdadeiro crente tem o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A presença divina no crente é o penhor da segurança eterna. A salvação é obra divina mas o galardão é para os que não se descuidam - e é tão fácil nos distrairmos. Os salvos precisam andar atentos e vigilantes (v.8).

João termina esta pequena grande Epístola dizendo que ainda tinha muito para escrever mas não quer fazê-lo por carta. O Apóstolo valorizava a palavra escrita, mas prefere tratar alguns assuntos pessoalmente, cara na cara. Num tempo em que se está a perder a comunicação real em detrimento da digital, a presença real e afectiva continua a ser melhor que os melhores livros, cartas, emails, blogues, redes sociais. Quem ama faz-se presente.