Descrição

Coagitando | Devocional Bíblico Temático - Reflexões e cogitações sobre a Palavra de Deus

16 julho 2018

Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo

"E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." (Actos 16:30-31).

Paulo e Silas estavam presos em Filipos por terem partilhado a salvação que há em Cristo e por terem expulso um espírito de adivinhação que estava a dominar uma jovem. De repente, um grande terremoto fez abrir as portas da prisão. Quando o carcereiro acordou com o tumulto e viu os prisioneiros todos a fugir, desesperado, ia matar-se mas Paulo impediu-o. O carcereiro faz então a pergunta que no fundo inquieta todo o ser humano: “Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?" (v. 30). Paulo dá-lhe a resposta concisa e necessária: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (v. 31).

O Homem quer fazer algo para ser salvo, mas a único forma de sermos salvos é somente pela fé em Cristo. Não é a fé mais obras ou outra coisa adicionada à fé que salva, é somente a fé colocada na Pessoa certa - Jesus Cristo. Esta fé é individual - "crê no Senhor Jesus Cristo... tu", mas também é uma fé que contagia e se espalha e alcança a família e todos os que nos rodeiam. O carcereiro de Filipos foi salvo e a sua casa também. A vida do Carcereiro nunca mais foi a mesma. A cidade de Filipos também não.