Descrição

Coagitando | Devocional Bíblico Temático - Reflexões e cogitações sobre a Palavra de Deus

20 fevereiro 2019

A ti clamo Senhor

"A ti, ó Senhor, clamo, porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo." (Joel 1:19).

O profeta Joel era filho de Petuel. Alguns estudiosos defendem que este livro foi escrito no final da era monárquica por volta do ano 835 AC, outros inserem-no no período pós-exílio da Babilónia, cerca do ano 400 AC. Joel começa por descrever um quadro de seca, fome e desolação. A lagarta, o gafanhoto, a locusta e o pulgão atacaram e destruíram as colheitas de Judá. Esta miséria era resultado do pecado de Israel e por isso Deus iria intervir. As pragas representavam a grande calamidade que estava para acontecer: "O dia do Senhor está perto e virá como uma assolação do Todo-Poderoso" (Jl 1:15).

O profeta convoca os sacerdotes e todo o povo ao arrependimento, ao jejum e a clamarem ao Senhor. A mensagem de arrependimento deve ser anunciada a todas as gerações (v.3). O grande dia do juízo final está próximo. Jesus é o único que nos pode livrar da ira futura de Deus que há-de vir (1Ts 1:10). Jesus é o único que nos pode salvar (At 4:12).