Descrição

Coagitando | Devocional Bíblico Temático - Reflexões e cogitações sobre a Palavra de Deus

17 janeiro 2020

"Senhor, ensina-me a orar!"

"E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos." (Lucas 11:1)

Existem algumas conclusões que podemos tirar do pedido do discípulo de Jesus acerca da oração:

A primeira advém do facto de os discípulos terem visto Jesus a orar. É um grande mistério para nós entender plenamente porque é que Jesus precisava orar, mas Ele orava. Jesus orava para que os seus discípulos orassem também. Jesus é o nosso grande exemplo de oração. Assim como Jesus orava, nós também precisamos orar.

A segunda conclusão está relacionada com a aprendizagem na oração. Jesus sabia ensinar sobre oração porque conhecia o valor da oração. Mais do que um ritual, a oração é uma prática com princípios espirituais. A oração é comunhão com Deus, pressupõe adoração, dependência, confissão e fé no Pai celestial. Aprende-se a orar, orando.

Em terceiro lugar, Jesus não ignorou nem censurou o pedido do discípulo. Jesus estava disposto a partilhar os "segredos" da oração. Oramos pelo exemplo de Jesus, com os princípios de Jesus e em nome de Jesus. A oração boa é a que glorifica Deus e nos quebranta. Além disso, podemos continuar a contar com as Suas orações, porque Ele intercede por nós (Hb 7:25).

"Senhor, ensina-me a orar!"