Descrição

Coagitando | Devocional Bíblico Temático - Reflexões e cogitações sobre a Palavra de Deus

02 maio 2020

O cristão é um "morto-vivo"

"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará. Porque que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?" (Lucas 9:23-25).

Ser cristão é ser discípulo de Cristo. O discípulo não é apenas um mero seguidor de Cristo, é alguém que se considera um "morto-vivo". O paradoxo cristão é que só se começa a viver quando se morre para si próprio. Muitas pessoas dizem ser cristãos evangélicos mas não estão dispostos a morrer para o seu "EU" e não evidenciam a vida de Cristo. Nota-se isso pelas suas escolhas, carácter, palavras, atitudes.

Que importa ter muito dinheiro, um bom emprego, posição social, bens materiais, boa família e estar longe de Deus e da Sua vontade? Para que servem as grandes conquistas neste mundo e perder-se por toda a eternidade? O significa o nosso pouco tempo aqui comparado com o porvir?

Sem a renúncia contínua e diária do nosso "EU" não haverá crescimento espiritual: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me" (Lc 9:25). Tomar a cruz é amar a Deus acima de todas as coisas. É não confiar na nossa religiosidade, capacidade, obras, realizações. Sem Cristo nada somos, nada temos, nada podemos fazer. Com Cristo, tudo (Fl 4:13).