Descrição

Coagitando | Devocional Bíblico Temático - Reflexões e cogitações sobre a Palavra de Deus

05 março 2018

Andando na luz e na verdade

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigénito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. (João 3:18-21).

Sempre que escrevo aqui no Coagitando encontro algumas dificuldades. A primeira delas é na escolha da passagem bíblica. Qual a passagem a meditar? Qual a temática? Nos primeiros meses deste blogue de meditações bíblicas, quando não tenho uma passagem clara para escrever, leio o primeiro capitulo de um livro bíblico que ainda tenha meditado aqui. A seguir, encontro o dilema de escolher um versículo que se destaque. Nem sempre é fácil. É difícil escolher apenas um. Acredito que o contexto é fundamental à compreensão das verdades bíblicas. Um versículo por vezes não transmite o sentido geral da passagem.

Hoje li João 3. Tantos princípios que podemos extrair da conversa de Jesus com Nicodemos. É capaz de ser o capítulo da Bíblia mais pregado e exposto. Destacaram-se-me hoje quatro versículos. Jesus fala que devemos amar a luz e praticar a verdade. Não há dúvida que Jesus Cristo é essa luz e verdade (Jo 12:46; 14:6). Luz que ilumina a alma com verdade concludente. A luz que veio a este nosso mundo expõe as nossas falhas e os traços mais tenebrosos do nosso carácter. Quem ama a luz sabe que é pecador e que a luz veio, não só para nos mostrar a nossa podridão, mas para iluminar o caminho da vida. Aquele que crê na luz verdadeira fica verdadeiramente perdoado. Amar a luz é andar na verdade. Quem faz o mal odeia a luz e foge da verdade, porque teme que a sua maldade seja exposta. Quem faz bem, sabe que o faz porque Deus já o fez em Jesus e continua a fazer em nós.